Atenta a saúde das mulheres, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) realiza neste sábado (22), das 8h às 15h, mais um mutirão preventivo ginecológico.

O atendimento será na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Bárbara, em Itinga. A ação visa diminuir a demanda reprimida e dar andamento a fila de espera, atendendo assim a necessidade da população feminina do município. Na oportunidade, haverá uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST´S) e serão distribuídos preservativos, anticoncepcionais e cremes vaginais.

Técnicos da unidades vão reforçar a importância de realizar o exame preventivo ou o Papanicolau, destacando que a prática deve ser prioridade na vida de qualquer mulher sexualmente ativa. Através do procedimento é possível verificar a presença de células anormais no colo do útero e na vagina. O exame é feito por meio da coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”.

 Os médicos recomendam os seguintes cuidados 48 horas antes do exame:

·         Não usar creme e/ou óvulo vaginal;

·         Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;

·         Não realizar exame ginecológico com toque, ultra-sonorgrafia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve;

·         Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.