A tradicional festa em comemoração aos 405 anos do Padroeiro de Lauro de Freitas terá uma programação especial com missas, cortejos, procissão e atrações musicais, entre os dias 11 e 15 de janeiro. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura, terá abertura oficial neste sábado (11), a partir das 9h30, com um cortejo cultural.

O desfile, que sairá do final de linha dos ônibus de Lauro de Freitas com destino a Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, contará com a presença de autoridades, baianas, capoeiristas, grupos culturais e afros, entre outros.  A expectativa da organização é que mais de duas mil pessoas participem do festejo.

À tarde, a partir das 17 horas, será a vez do público se divertir, na Praça João Tiago, ao som das bandas Wilson Negrinny, Samba é Dez, US Maníacos e Zimbabwe Roots. A Polícia Militar fará a segurança da festa com vinte tropas da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Atrações musicais – A folia não termina por aí. No domingo (12), os laurofreitenses poderão se divertir, também a partir das 17 horas, na Martiniano Maia, com shows da “Banda Sem Pressa”, “Banda Zirig”, “Isahias Sampaio” e “Seu Lauro”. Já na segunda (13), será a vez do público curtir o “Grupo D´Cífras”, “Banda M18”, “Rose Cacau” e “Grupo Festa na Cozinha”. O palco alternativo da festa neste ano se chamará “Maestro Souza” uma forma de reconhecer e homenagear o professor de música e maestro Manoel Raimundo Souza que muito contribuiu para a cultura da cidade.

O ponto alto da festa será no dia 14, a partir das 21h30, com apresentação da banda Psirico, que comandará um trio elétrico na Praça da Matriz e promete agitar o público ao som do “Lepo Lepo”, considerado o hit do verão baiano.

Encerramento – Na manhã do dia 15, às 9 horas, haverá a Santa Missa na Igreja da Matriz e procissão que sai da frente do templo com o Santo Amaro de Ipitanga e vai até a Paróquia São Pedro (Vila Praiana). O encerramento será a partir das 16h30 com um cortejo entre a Paróquia São Pedro e a Igreja Matriz, que sediará uma missa campal com chá beneficente.

Confira a programação completa:

Parte Religiosa

Missa na Igreja da Matriz das 19h às 21h30, do dia 6 ao dia 14/01/2014;

Quermesse: Após a Missa, do dia 6 ao dia 13/01/2013 – Na Praça João Tiago.

Carreata com Trio Elétrico levando o Santo Amaro de Ipitanga. Dia 15/01/2014.

Saída Prevista: às 10h30 horas, do dia 15/01/2014, após a Missa na Igreja Matriz até a Paróquia São Pedro (Vila Praiana).

Procissão com Trio Elétrico: às 16h30 horas, saída da Igreja São Pedro com destino a Igreja Matriz.

Missa Campal com Chá Beneficente: Chegada da Procissão na Igreja Matriz.

 

Parte Profana:

Cortejo Cultural – Dia 11/01/14 – Desfile com grupo de baianas, capoeira, grupos culturais e afros, com uso de Mini -Trio elétrico.

Saída: 9h30, do final de Linha dos ônibus de Lauro de Freitas.

Roteiro: Av. Mário Brigadeiro Epingaus, Av. Amarílio Tiago dos Santos, Rua Ernesto dos Santos, Rua Romualdo de Brito, Praça João Tiago.

Chegada: Cruzeiro da Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, com a tradicional lavagem das escadarias com carro-pipa.

– Presença de Autoridades e Políticos.

Atrações Musicais

Palco Maestro Souza – Apresentação de 4 Bandas por dia.

Das 17h às 00h.

SÁBADO 11/01

WILSON NEGRINNY

SAMBA É DEZ

US MANÍACOS

ZIMBABWE ROOTS

DOMINGO 12/01

BANDA SEM PRESSA

BANDA ZIRIG

ISAHIAS SAMPAIO

SEU LAURO

SEGUNDA 13/01

GRUPO D´CÍFRAS

BANDA M18

ROSE CACAU

GRUPO FESTA NA COZINHA

Trio Elétrico – Dia 14/01/2014 – Fixo na Praça João Tiago – Próximo ao Bar da Cigana.

Atração: Psirico

Início do Show: 21h30