A Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas (CAELF) deu início à coleta de resíduos recicláveis nas praças de pedágio do Sistema BA-093, composto por rodovias administradas pela Concessionária Bahia Norte.

De acordo com Lázaro Tojal, representante da CAELF, além de contribuir com a preservação ambiental, a cooperativa desenvolve trabalho de resgate social. “Tiramos ex-presidiários e catadores das ruas e lixões, dando a eles oportunidade de renda e um convívio social que eles não tinham”.

Atualmente, a CAELF reúne 60 cooperados que ganham a vida negociando esses resíduos com empresas de beneficiamento de material reciclável, como plástico, alumínio, vidro e papel. “A Bahia Norte é mais uma parceira, atendemos diversas empresas com o serviço de coleta semanal, incluindo grandes redes de supermercados”, explica Lázaro.

Com essa parceria, a Bahia Norte busca incentivar o descarte seletivo de resíduos, medida que integra a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida nesta semana pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira durante a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília.